Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de abril de 2017

São Bento na Capoeira.

São Bento é conhecido por afastar as desgraças corporais, além de proteger de agressões físicas. São Bento também é reverenciando e tido como o protetor da capoeira. Dizem que os antigos mestres, que formam o alicerce da capoeira, eram todos devotos de São Bento.
Bento escapou ao abençoar um cálice envenenado, que se quebrou em inúmeros pedaços. Daí as citações nas músicas de capoeira, quando se compara um capoeira não tão bem intencionado com uma cobra.
Existe também uma medalha do santo. Para os devotos, ela serve de remédio contra males físicos e espirituais, de pessoas e animais. Outra ideia é que a medalha é usada para se proteger contra picada de animais peçonhentos e como os capoeiras também treinavam no mato, essa medalha seria sua proteção.
É comum também enterrar a medalha nas casas em construção para o bem dos moradores. Todas essas coisas devem ter ajudado nessa identificação de São Bento como protetor contra os males da peçonha, do ardil e da “trairagem”.
Os primeiros toques de berimbau tem influência da religião católica, São Bento, e Santa Maria. Na capoeira regional vem depois dos toques da capoeira primitiva, que antes de ter o sobrenome Angola, era denominada de capoeira folclórica, e antes do surgimento da regional de mestre Bimba não existia nenhum sobrenome (Angola, regional, moderna, contemporânea, estilizada, etc ) era só capoeira, e foi neste período que o berimbau foi introduzido na capoeira sem uma data específica, porém segundo o historiador Valdeloir Rego, os primeiros toques foram criados por BUGALHO, no barracão de mestre Valdemar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário